
Numa carta aberta dirigida a Isaias Afewerki, os activistas de direitos humanos, jornalistas e académicos pedem ao chefe de Estado da Eritreia, considerado um dos mais repressivos regimes em África, “uma oportunidade” para visitar os seus colegas detidos em cadeias no país.
O grupo, que inclui nomes como Rafael Marques e José Agualusa (Angola), Iva Cabral (Cabo Verde), Miguel de Barros (Guiné) e Paulina Chiziane (Moçambique), além do escritor nigeriano Wole Soyinka, congratulou-se com a recente normalização das relações entre a Etiópia e a Eritreia.
Nesse sentido, manifestaram a expectativa de que tal passo represente o início de “uma nova era” de aprofundamento da “estabilidade e prosperidade na região”.
Em declarações à Lusa, Rafael Marques defendeu que esta acção representa “um primeiro ensaio sobre o estabelecimento de uma cadeia de solidariedade mais forte entre figuras preeminentes da sociedade civil africana para a busca de soluções africanas para os problemas africanos”.
Na carta, os activistas pediram ainda ao chefe de Estado para manter o “ímpeto de abertura” do país, após um período de isolamento, que consideram ter representado “uma perda para a Eritreia e para toda a África”.
Expressaram ainda preocupação pelo “clima de hostilidade” que se regista no país, particularmente contra jornalistas, opositores, activistas de direitos humanos e defensores da democracia.
Lembram que muitos eritreus foram presos por razões políticas, o que gerou um clima de medo e provocou um considerável movimento migratório para fora do país.
Solicitaram, por isso, autorização formal para visitar os seus colegas presos na Eritreia, para lhes expressarem solidariedade e lembrarem-lhes que “África nunca os esquecerá ou abandonará”. l
Partilhar este artigo
13 de junho de 2019
ANGOLA : LUNDA-NORTE EST EN DEUIL,.. LE RÉGIME CONTINUE D’ ASSASSINER …
GRAÇA CAMPOS : “90% dos angolanos quer que Manuel Vicente seja julgado em Portugal”
ANGOLA : une Église inféodée, est identique à une église sans foi.
FAMINE : ..Si Cunene est L’Angola,.. alors Joao Lourenço est un Menteur !..
DICTATURE : Rafael Marques encore en vie ?.. Oui ??.. – Alors,.. l’Angola est une démocratie ?..
LAVA JATO : Americanos atacam a Corrupção em Moçambique. E ANGOLA ??..
KLEPTOCRATIE : Jean-Claude en passe de regagner la Suisse,..
Une pensée sur “Activistas e Académicos Africanos,.. Querem Visitar Colegas Presos na Eritreia …”