A recente entrevista do deputado angolano Augusto Pedro Makuta Nkondo a Voz da América no programa Angola Fala Só foi impedida de ser retransmitida num espaço habitual daquela estação emissora

que todas as terças-feiras emiti o  espaço da VOA, por criticar duramente o novo presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior.

Sem citar a origem da ordem, um dos influentes militantes da UNITA ligado ao novo presidente terá ligado para a direcção da Rádio proibindo assim que não se divulgasse a referida entrevista na emissora ligada a UNITA.

Os jornalistas queixam-se de pressões no seio da emissora que é também acusada de emitir noticiários focados em informações sobre o principal partido da oposição angolana e de não dar espaço a outros partidos.

Segundo observadores, os métodos de censura e interferência de que o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), no poder, é constantemente acusado de utilizar na imprensa pública e nalgumas órgãos privados,

são igualmente aplicados pela UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) na Rádio Despertar.

Esta emissora comercial está afeta a um grupo empresarial maioritariamente detido por acionistas que representam a UNITA, o maior partido da oposição em Angola.

A título de exemplo, cerca de 80% dos 30 minutos de noticiário dizem respeito informações relacionadas com atividades da UNITA.

O Governo do MPLA e os restantes partidos da oposição praticamente não têm espaço naquela emissora.

Alguns jornalistas daquela rádio, que falaram ao O Decreto na condição de anonimato, admitiram que sofrem pressões frequentemente, principalmente no decurso de reuniões, onde são constantemente reafirmadas ideias como: a Rádio Despertar é da UNITA, o patrão é a UNITA, quem paga o salário

é a UNITA e quem não estiver de acordo com a linha editorial que abandone a rádio.

Rádio Despertar não é modelo em democracia, segundo jornalistas.O Decreto procurou ouvir, sem sucesso, o diretor da Rádio Despertar, Emanuel Malaquias, e o porta-voz da UNITA, .

Adalberto Costa Júnior é um dirigente cheio de blá blá blá

A condenação do general José Maria “cheira a vingança” disse o deputado independente pela CASA CE Makuta Nkondo que critcou também o novo líder da UNITA Adalberto Costa Júnior como “um dirigente cheio de blá blá blá”.

Falando no programa “Angola Fala Só” o deputado independente pela CASA-CE, conhecido pela sua irreverência e frontalidade,

fez notar que o general Zé Mariaera o homem de confiança” do ex Presidente Eduardo dos Santos e que o actual chefe dos serviços de inteligência,

o General Miala, foi preso durante essa presidência…

Hoje as coisas viraram e é o Miala que manda e ele nem foi chamado nem ouvido”, disse o deputado.

“Isto cheira a vingança”, acrescentou.

Makuta Nkondo disse também que a suspensão do parlamento e do MPLA de Tchizé dos Santos, filha de Eduardo dos Santos, é tambémperseguição politica por parte de João Lourenço”.

Ela está a fugir porque (ela e os irmãos) são perseguidos, disse Makuta Nkondo para quemnão se ganha nada com isto”.

Para o deputado o alvo é o antigo presidente Eduardo dos Santos

“Quem bate no filho bate no pai”, disse.

Interrogado por um ouvinte sobre a eleição de Adalberto Costa Júnior para presidente da UNITA, Makuta Nkondo disse queracismo à parte a UNITA é um partido rural, um partido bantu”.

“A UNITA não está á altura de ter um luso tropicalista à sua frente”, disse o deputado que frisou que muita da base de apoio da UNITA vive nas zonas rurais.

“O Adalberto Costa Júnior não pertence a nenhuma tribo, a nenhuma etnia e não fala uma língua bantu”, disse

“Parece que a UNITA está a querer pintar-se de branco”, acrescentou o deputado para quem a eleição de Adalberto Costa Júnior está também relacionada com “matanças” que ocorreram durante a guerra dentro da UNITA.

Durante o programa o deputado independente manifestou dúvidas que Adalberto Costa Júnior seja capaz de fazer frente em eleições a João Lourenço, descrevendo o novo líder da UNITA como alguém fala muito,cheio de blá blá blá”.

Makuta Nkondo disse que a única pessoa capaz de fazer frente a João Lourenço é o antigo dirigente da CASA CE, Abel Chivukuvuku devido ao seu “carisma, capacidade intelectual” e ainda pelo facto de ser um poliglota.

Essa, disse, é a razão porque Abel Chivukuvuku tem dificuldades em avançar com o seu partido.
Estão lhe sempre a dar voltas e contra voltas, disse.

O deputado revelou que foi Chivukuvuku que o convidou por várias vezes a fazer parte do parlamento como deputado independente pela CASA CE.

Makuta Nkondo criticou asperamente o Orçamento Geral do Estado aprovado na generalidade pelo parlamento afirmando que não contém nada que resolva os problemas do povo”.

O deputado disse que planos de orçamentos são aprovados mas nunca executados, dando como exemplo o programa “Água para Todos”. Todos os anos, disse, são aprovadas verbas para esse programa e muitos continuam sem água.

No Kwanza Norte, disse, em cidades ao lado do Rio Kwanza há populações sem água.

Interrogado sobre o papel do Conselho da República, Makuta Nkondo disse que o Presidenteé mal aconselhado” e isso é agravado porque “o presidente não escuta ninguém”.

“Os membros do Conselho da Republica estão lá só para ouvir, os conselheiros não têm poder nenhum”, disse.

Para o deputado independente pela CASA CE o combate á corrupção está mal”.

Os marimbondos são todos eles”, disse o deputado que disse que todos continuam a desconhecerqual é a fortuna do presidente e como foi adquirida.

Para Makuta Nkondo governo e o MPLA são “um barco velho enferrujado”.

mudou o comandante, toda a tripulação é a mesma, acrescentou o deputado que foi membro da FNLA durante a luta pela libertação.

Quando lhe perguntaram sobre as actuais divisões dentro desse partido., o deputado disse que o partido sobre da “doença dos Bakongos”.

Os Bakongos estão obcecados pelo dinheiro e o poder para eles é dinheiro, disse afirmando a outro passo do programa não ser sua intensão juntar-se a qualquer partido.
Makuta Nkondo disse ainda não ter decidido se nas próximas eleições irá mais uma vez ser um independente pela CASA CE.

Vai depender da seriedade da CASA CE”, disse indicando que embora tenha “pressões” para se candidatar à presidência está limitado pela constituição que não permite candidaturas independentes pois os candidatos á presidência são os cabeça de lista dos partidos.
Makuta Nkondo revelou queantes de Raúl Danda fui abordado para ser vice presidente da UNITA”.

“Recusei”, disse afirmando que dentro da UNITA mais bajuladores do que no MPLA”.
O deputado defendeu a decisão do jornalista e activista Rafael Marques aceitar uma condecoração do presidente João Lourenço.

Ninguém recusa o bem”, afirmou:

29 de novembro de 2019 

O Decreto -Redacção –

Partilhar este artigo

 

 

ASSEMBLÉE NATIONALE : Le MPLA dit que l’UNITA a été « incapable » de défendre son propre projet de loi, visant à rapatrier les capitaux de l’étranger … en ANGOLA ?..

“Angola Amordacada ” l’Angola Bâillonnée – muselée- Domingos da Cruz

ANGOLA : LA MATRICE DU MPLA ET L’INGÉNUITÉ (NAÏVETÉ !…) DE L’OPPOSITION….

ANGOLA : L’opposition n’a jamais été préparée pour un après …José Éduardo dos Santos !..

ANGOLA : L’UNITA « PREMIER DES DERNIERS… » OU… « DERNIER DES PREMIERS… » ?

ANGOLA : L’opposition est le principal coupable, ou complice, de la fraude électorale en cours…

ANGOLA : La Cour constitutionnelle accuse l’UNITA de falsification d’enregistrements électoraux.

UNITA : UNE HISTOIRE ÉCRITE PAR LE MPLA

Opposition angolaise : 100 % défensive ?.. alors, pas de victoire possible.

MPLA : LA GUERRE, SEULE LA GUERRE…CHASSE DU POUVOIR !

ANGOLA : LES GUERRES RÉSULTENT DU MANQUE DE DÉMOCRATIE…

A juventude de hoje não faz ideia dos crimes cometidos pelo General Zé Maria …

UNITA : Generais enquadrados nas FAA e na Polícia Nacional “esquivam-se” do enterro de Jonas Savimbi …

FAA : Le Laboratoire du général ZÉ MARIA et l’agent portugais …

« Qui n’aurait pas peur ? », qui ?… dit l’UNITA, sur l’absence de l’Union Européenne comme observateur.

DIREITOS HUMANOS : .. a Crueldade do general Zé MARIA,.. e João MARIA de SOUSA, que nos levou a prisão – Osvaldo Caholo …

DOMINGOS DA CRUZ : .. interview video .. (video..) …

ANGOLA : La transigeance comme caractéristique politique… (… une trahison par faiblesse ?.. ou par intérêt ?.. )

LAVA JATO : Isabel dos Santos « controla, através de um testa de ferro,.. a Global Media ».. – Ana Gomes –

«Tôt ou tard, ils finiront en prison » – Rafael Marques

KLEPTO-MANIA : João Lourenço manda arrestar tudo o que é de ISABEL DOS SANTOS …

6 pensées sur “MAKUTA NKONDO : .. diz que Adalberto Costa Júnior é um dirigente cheio de blá blá blá,.. censurada na Rádio Despertar…”

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *