Por: Elias Muhongo

Às vezes, tenho estado a pensar.

Que surpresas nos aguardam nos próximos vinte anos, nos países mais desenvolvidos, tecnologicamente, com todos os avanços tecnológicos que prometem transformar de maneira radical o modo como vivemos « hoje ».

Às vezes, chego a pensar como eles estão preparados para ter um “nanochip”, implantado em seus “neocórtex” para permitirem a ligação directa entre seus cérebros e os computadores ?

Às vezes, pergunto eu… Será que Aceitariam que os seus diagnósticos médicos fossem feitos por uma máquina ?

Com certeza, há quem acredite que as mudanças no universo digital vão se acelerar a partir da próxima década e trarão um futuro onde carros voadores circularão pelos céus das cidades e as pessoas vão conviver com robôs em casa ou no trabalho. Diga-se de passagem: robôs com sentimentos. Agora vem a questão principal: será que chegaremos nós « angolanos » mesmo ao ponto que os cientistas chamam de singularidade, quando a inteligência artificial vai superar a capacidade humana ? .

Sua Excelência PR JLo, Tente imaginar o seguinte: 500 satélites espalhados pelo espaço e não emprego prometido, cada um deles equipado com câmaras de alta definição, captando, 24 horas por dia, tudo que se passa na Terra. O alcance dessas câmaras? Dois centímetros e meio. Tempo de chegada das imagens: 1 segundo. Isto não é ficção. Estamos a falar de projecto que já conta com o apoio de grandes investidores multinacionais.

Objectivo do empreendimento é monitorar tudo que acontece no mundo; de desastres naturais à pesca ilegal, a migração das baleias e, claro, actividades humanas em geral.

A exploração espacial pode significar avanços tecnológicos, espionagem ou uso militar. Mas há quem olhe para cima e enxergue apenas dinheiro. Muito dinheiro. Daí os novos projectos destinados a capturar asteroides formados por ouro, prata, platina e outros minerais de alto valor.

Já existem empresas e até governos apostando nisso. De acordo os jornais dos países mais desenvolvidos ! .

Agora, falo de Angola, Sua Excelência Senhor Presidente, João Lourenço !

A popularidade do Senhor pode cair, se o ministro abaixo não for demitido por incompetência, abuso de poder e facilitação de tráfico de influência, amiguismo etc., com certeza, relativamente o desaparecimento do satélite AngoFunda, que nós ainda não definimos, para além do ministro ter chorado, ainda não apresentou uma explicação seria do que terá acontecido com o satélite.

Lançou-se um concurso público para operadora de telefonia, e venceu uma empresa de generais angolanos (como sempre) criada 45 dias antes do lançamento do concurso público, sem experiência absolutamente nenhuma no ramo.

Daí que, muitos questionaram, se dá mesmo para acreditar que a “Telestar” tem melhores condições para operar do que a MTN da África do Sul que também participou e perdeu ?

MTN opera em mais de 20 países e foi fundada em 1994. E pediram que se demitam este indivíduo, porque À sua Excelência Senhor João Lourenço humilhou « sim » o Ministro das Telecomunicações, José Carvalho Da Rocha, por anular o concurso validado pelo seu Ministro que entregou a quarta licença móvel à empresa “Telstar” e decidiste anular o concurso por “incumprimento dos termos das peças do procedimento”. .

É óbvio que, o PR João Lourenço passou um atestado de incompetência ao Ministro José Carvalho Da Rocha, mas DEPOIS exige e determina que esse mesmo Ministro que humilhou, faça um novo concursolimpo e transparente. Não faz algum sentido. Não é uma acusação, o Ministro conduziu um processo cheio de vício e é depois chamado pelo Presidente da República para fazer um novo concurso limpo e transparente.

O seu voto de desconfiança ao Ministro das Telecomunicações, de atribuir a coordenação do novo concurso público para a quarta operadora telefónica. Não faz mais sentido nenhuma. “QUE SE CONTRATE « GÉNIOS » PORQUE O POVO NÃO PRECISA MAIS DO JOSÉ CARVALHO DA ROCHA COMO MINISTRO DAS TELECOMUNICAÇÕES !” .

PR JLo, o nosso Ministro não é sério.

Pergunto eu… Mas Por que as pessoas mentem tanto ?

Mentem para os pais e ao país, para os amigos, para os colegas da escola ou do trabalho. Para os chefes, então, nem se fala… dão desculpas que, na verdade, são mentiras, pequenas ou grandes, dependendo da situação.

E tem mais: a maioria das pessoas mente para elas próprias. Algumas tentam se convencer de que são mais inteligentes ou mais bonitas do que realmente são.

Outras criam fantasias e embarcam numa viagem imaginária, em muitos casos, bem distantes da vida que levam. O povo sabe e vê tudo que tem estado a acontecer noutros países mais desenvolvidos através das redes sociais e Tvs. É de lembrar que os dados divulgados pelo Ministério das Telecomunicações, a firmava que em Angola existem 14 milhões de pessoas que utilizam um telefone e 10 milhões utilizam a Internet, no ano 2015.

Segundo o Ministro das Telecomunicações, José da Rocha, e ainda disse que até 2020, haverá mais Angolanos a navegar na net, utilizarão telefones porque estão em construção cabos submarinos e ligações fibra óptica por cabo, para a penas as capitais das 14 provinciais de Angola. .

Ninguém quer viajar rumo ao Sol, porque não é hoje e nem amanhã que, Estaremos em condições de comparar Angola do Brasil, de Portugal, do EUA, da Rússia e da China etc., se dependesse da lição deixada por Ícaro, o personagem da mitologia grega que ignorou os conselhos do pai e voou muito perto do sol, uma das próximas missões da NASA não sairia do papel.

Mas, é claro que a ciência e mitologia não combinam…a nave Parker Solar, viajando a 700 mil quilómetros por hora, vai chegar perto do sol e enfrentar temperaturas de mais de 1000ºC. Como será a base que vai permitir a instalação dos primeiros humanos em Marte ?

O voo já está sendo planejado. E como fazem os cientistas para enviar instruções aos satélites próximos da Terra ou às naves que estão a bilhões de quilómetros de distância e que também respondem aos sinais ? Isto, é só com os países mais desenvolvidos e deixamos só com as investigações do “Matéria de Capa”.

Fora « sim » do Ministério das Telecomunicações, o Senhor Ministro José Rocha e que se contrate « génios » estrangeiros,

já que em Angola não existem…

Bem-haja

 

Por: Elias Muhongo, jornalista – 17 de junho de 2019

Partilhar este artigo

 

CABRITISMO : “90% dos angolanos, quer que MANUEL VICENTE seja julgado em Portugal”…

ANGOLA : L’escapade présidentielle,.. le FRIC.. c’est CHIC !..

KLEPTOCRATIE : Proposition d’ un nouveau Cadre Juridique, contre la Corruption en Angola … – par Rui Verde

O Falhanço da Lei de Repatriamento de Capitais …

KLEPTOCRATIE : Le PCA de Banco BIC, M. Fernando Teles,.. nouvel « usurpateur » de terres à Kwanza Sul…

100% “CABRITISMO” ? : O terreno de TCHIZÉ no talatona,.. Fraude ou Favoritismo …

EPIDEMIA : Angola a braços com febvre malária… que já matou até agosto mais de 4.000 pessoas !..

CORRUPTION : La province de BIE possède les dirigeants,.. et les chefs,.. les plus corrompus de l’ Angola…

Justiça Suprema : a Absolvição de João Alfredo Dala e dos Restantes Adventistas

ANGOLA : La transigeance comme caractéristique politique… (… une trahison par faiblesse ?.. ou par intérêt ?.. )

PORQUE NÃO A 27 DE… MAIO ?..

 

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *